A Festa dos Tabuleiros

A Festa dos Tabuleiros é das mais antigas de Portugal inteiro, a sua origem encontra-se nas festas de colheitas à deusa Ceres. (Ceres era a Deusa das plantas que brotam, particularmente os grãos, e do amor maternal). A sua cristianização pode dever-se à Rainha Santa Isabel que lançou as bases do que seria a Congregação do Espírito Santo, isto é, um movimento solidário onde se juntavam ambos os ricos e os pobres, e onde era oferecida o excesso das colheitas deste ano. Isto acontecia no Domingo de Pentecostes, dia em que as línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos simbolizando a igualdade de todos perante Deus.

Esta Festa de «Acção de Graças» e de oferendas manteve as suas características inalteráveis até ao século XVII. Algumas das alterações que foram surgindo justificam-se no sentido de conferir uma maior grandiosidade a esta Festa.

A tradição continua e muitas das suas cerimónias como Cortejo do Mordomo (Onde desfilam os bois que depois serão mortos e cuja a carne será distribuída por todos), o Cortejo dos Tabuleiros, O Cortejo dos Rapazes (onde desfilam as crianças da cidade com tabuleiros.), existe ainda a bênção da festa.

Outras coisas que se mantêm iguais são os vestidos das raparigas, a forma do tabuleiro, e a Pêza (Ou a distribuição do pão, da carne e do vinho).

A principal característica da Festa dos Tabuleiros é o Desfile ou Procissão, com um número variável de tabuleiros, em que estão representadas as dezasseis freguesias do concelho. Esta procissão cheia de cor, brilho e emoção percorre as principais ruas da cidade, num percurso de cerca de 5 Km, por entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes nas ruas e uma chuva de pétalas é lançada sobre o Cortejo.

A Festa é do Tabuleiro que deve ter a altura da rapariga que o leva à cabeça, sendo constituído por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga e é rematado ao alto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo.


A ultima Festa dos Tabuleiros ocorreu em Julho de 2011 e contou com a presença de mais de um milhão de espectadores de todo o mundo. A próxima festa irá realizar-se em 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "A Festa dos Tabuleiros"

Enviar um comentário