A Judiaria



É de conhecimento comum, que durante a idade media, judeus eram perseguidos pela Europa fora, Portugal e Tomar não eram excepção. O judaísmo era fortemente criticado pelos cristãos, nomeadamente porque os judeus se tinham tornado grandes comerciantes que faziam empréstimos ao povo com juros.

Enquanto D. Henrique foi Governador da Ordem de Cristo, no século XV, o povo judaico deslocou-se para Tomar atraído pelo comercio. Mesmo assim, eram obrigados a morar todos na mesma rua, a Judiaria, e só podiam andar na cidade durante a noite. No entanto, tinham a liberdade de exercer qualquer profissão que desejassem. Tinham ainda a liberdade de exercer a sua religião, e tiveram, ainda, permissão para criar a sua própria sinagoga.

Durante o reinado de D. Manuel, chegaram noticias que os Reis de Castela andavam a perseguir e a expulsar os Judeus do seu reino, pois cada vez mais chegavam refugiados. Os Judeus de Portugal temiam o mesmo futuro.

Os piores dos receios chegaram, quando num acordo para casar com a Filha dos Reis de Castela, D. Manuel ordenou a expulsão do judeus portugueses. No entanto, o Rei tinha outras intenções. Mandou retirar todas as crianças com menos de 14 anos para fora do país onde seriam educadas como cristas. Depois reunindo os pais em Lisboa, prometia devolver os filhos se estes se convertessem ao Cristianismo. Assim, milhares de Judeus se tornaram Cristãos-Novos.

Cidadão de Tomar, Jorge Manuel foi vitima deste mesmo plano. Sendo roubado do primeiro filho, que tinha apenas meses, converteu-se e baptizou-se como cristão. Nesta altura a Inquisição, já estava em Portugal. Já de certa idade e comerciante de tecidos, Jorge Manuel tinha-se tornando dos homens mais ricos de Tomar. Assim, criou inveja entre os Cristãos-velhos, que perseguiram-no, acusando-lo de passear com outros Cristão-novos em sítios como a Ponte Velha e a Várzea Grande, sem Cristão-velhos para ouvirem a conversa.

Num dia de Junho de 1544, junto aos Estaus, Jorge Manuel foi morto na fogueira no segundo, dos dois autos-de-fé conhecidos em Tomar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "A Judiaria"

Enviar um comentário