Inicia-se a Viagem



Bem Vindos ao Templário-Mania, blog que irá dar a conhecer um pouco da História de Tomar, a pequena cidade do centro.

A nossa viagem começa no dia 1 de Março de 1160, como está inscrito na lápide sobre a porta da torre de Menagem, no Castelo de Tomar.

Conta a lenda que D. Gualdim Pais, fundador da cidade, foi informado pelo besteiro (info: besteiro é o nome que se dá a um guerreiro que combate com uma bésta, uma arma formada por um arco montado numa coronha de madeira), que enquanto caçava encontrou um povoamento deserto. Gualdim Pais, curioso, visitou a velha povoação que era a cidade romana de Sellium, junto ao rio Nabão.

D. Gualdim Pais enviou assim três homens para decidir quais dos montes seriam melhor para construir um castelo. Das três vezes que os homens voltaram, todos eles escolheram o monte onde reside o Castelo actualmente. Escolhido o sitio, D. Gualdim Pais mandou os seus companheiros ao monte enquanto inspecionou as ruínas de Sellium.

Ao chegar perto do monte ouvi gritos dos seus companheiros que corriam atrás de um javali a chamar "Toma-lo, toma-lo", tentando apanha-lo. Quando, por fim, viu o javali já morto e perto de si, pensou que Tomar seria o nome da nova cidade, pois tinha um forte sentimento de conquista.

Esta história encontra-se em vários sítios, nomeadamente num documento que data de 1317, e na Igreja de S. João Baptista, onde a história é contada por imagens.

E assim nasceu uma cidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Inicia-se a Viagem"

  1. Mário Mourao Simoes Says:
    19 de outubro de 2011 às 11:32

    muito bem :D
    boa continuação :D
    visita o meu ( http://marmousim.blogspot.com )
    beijo

Enviar um comentário